Secretaria da Saúde realizará mutirões de vacinação em diferentes regiões de Nova Santa Rita

Campanha de Vacinação

A partir desta segunda, 6 de agosto, tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, e durante todo o mês, os postos de saúde de Nova Santa Rita estarão prontos para atender a todos os que devem ser vacinados. Além disso, inicia na próxima semana uma série de mutirões que serão realizados em diferentes regiões do município para contemplar a maior parte do público-alvo.

A orientação do Ministério da Saúde é que devem ser vacinadas todas as crianças de um ano a menores de cinco, contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativada. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a Vacina Oral, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

É indispensável que os pais levem a caderneta de vacinação das crianças para avaliação da situação vacinal e registro das doses aplicadas. A vacina também estará disponível para as demais faixas etárias até 49 anos, porém, será feita somente em quem estiver com a atualização vacinal incompleta. Para profissionais da saúde, independente da idade, são indicadas 2 doses da vacina tríplice viral.

Confira as datas e locais dos mutirões de vacinação

  • Segunda, 6 de agosto
    Igreja Assembléia de Deus, no Porto da Figueira, das 13h30 às 16h45
  • Terça, 7 de agosto
    Associação dos Moradores do Loteamento Popular, das 13h30 às 16h45
  • Quarta, 8 de agosto
    Igreja Assembleia de Deus, no loteamento Maria José, das 13h30 às 16h45
  • Quinta, 9 de agosto
    Associação de Moradores Vila Esperança, na Rua da Igreja, 258, Berto Círio, das 13h30 às 16h45
  • Sábado, 18 de agosto
    Dia “D” de Combate a Poliomielite e ao Sarampo

A Prefeitura Municipal informa que em Nova Santa Rita não há nenhum caso suspeito de sarampo – considera-se suspeito o indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresente febre e erupções na pele, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

No Rio Grande do Sul, o primeiro caso confirmado reside em São Luis Gonzaga, uma criança de 1 ano de idade, não vacinada. Dos outros seis casos confirmados, cinco são residentes no município de Porto Alegre e um em Vacaria, sendo que todos tem como fonte de contaminação em comum uma estudante de 25 anos, com história de viagem a Manaus, região que enfrenta um surto de sarampo.

Com informações da Prefeitura Municipal e do Ministério da Saúde