Alteração da identidade visual e inclusão de carros com ar condicionado deverão ocorrer nas próximas semanas

Novos ônibus da Vianova

Cristiano Martins / NSR Notícias

Uma nova identidade visual, adoção de novo sistema de bilhetagem, e inclusão de veículos com ar condicionado, desembarque central e internet sem fio na frota: estas são as novidades que deverão ser apresentadas pelo Consórcio Vianova, operador do transporte metropolitano de Nova Santa Rita nas próximas semanas.

Quem passa pela garagem da Sogal, em Canoas – uma das empresas integrantes do consórcio – já consegue visualizar a nova identidade, reconhecida pela sigla STI – Sistema de Transporte Intermunicipal. São pelo menos sete veículos, oriundos do Rio de Janeiro, que possuem idade média de 7 anos e estão equipados com ar condicionado, desembarque central, elevador para portadores de necessidades especiais e internet sem fio embarcada.

Segundo informações do site ViaCircular, a frota atual do Consórcio Vianova é de 21 veículos, com idade média da frota de quinze anos, sendo três deles equipados com elevador para portadores de necessidades especiais e nenhum com ar condicionado. Para fins de comparação, a frota do transporte municipal, operado pela empresa Cidade Nova Santa Rita, possui 11 veículos, dos quais somente um não possui elevador para portadores de necessidades especiais, sete carros possuem ar condicionado, e a idade média da frota é de oito anos.

Além das modificações visuais, o sistema de bilhetagem utilizado pelo Consórcio Vianova também deverá ser modificado, do atual – em que há a necessidade de duas roletas, para aferição do local de desembarque – para o mesmo sistema adotado no transporte municipal e em boa parte da região metropolitana, com uma roleta somente, permitindo assim o desembarque pela porta central, e por consequência a integração tarifária entre os sistemas municipal, metropolitano e também com o Trensurb.

Leia também: Audiência pública discutirá o transporte municipal e metropolitano

Ainda não há uma data para o início da operação destes novos veículos, porém, acredita-se que durante a audiência pública sobre o transporte municipal e metropolitano, que ocorrerá no próximo sábado, 25 de agosto, a partir das dez da manhã na Câmara de Vereadores, mais detalhes deverão ser divulgados.

Entre os assuntos que deverão ser discutidos nesta Audiência Pública estão a condição da frota metropolitana, a falta de integração tarifária entre os dois sistemas, prometida pela Prefeitura quando da criação do sistema municipal, e o atendimento à população da Sanga Funda no município de Portão, após a divisa com Nova Santa Rita, que reclama da não realização de embarque de passageiros em direção a esta localidade dentro do município de Nova Santa Rita.

Mais no NSR: Confira os horários de ônibus em Nova Santa Rita