Moovit, aplicativo israelense que é referência mundial em seu segmento, apresenta itinerários e horários das linhas municipais e metropolitanas

Moovit

Divulgação

Até pouco tempo atrás, planejar o deslocamento entre diferentes pontos da região metropolitana era um verdadeiro malabarismo – era necessário conhecer as linhas ou andar com tabelas impressas com os horários de saída, e torcer para que tudo desse certo. Hoje, com o advento da internet móvel e dos aplicativos, diversas ferramentas facilitam a vida de quem depende do transporte público. A principal delas é o Moovit, aplicativo israelense surgido em 2013, e que hoje é o maior do mundo em seu segmento.

O aplicativo trabalha unindo bancos de dados oficiais com a colaboração de usuários que alimentam sua base, compartilhando as informações com os demais usuários. E é através desta segunda modalidade que o NSR Notícias mapeou e mantém constantemente atualizadas as informações do transporte público de Nova Santa Rita, tanto nas linhas municipais, operadas pela empresa Cidade Nova Santa Rita, como nas metropolitanas, operadas pelo Consórcio Vianova.

Agora é possível acessar as informações de todas as linhas, conferir a localização dos pontos de parada, as grades horárias praticadas pelas empresas, e também planejar o deslocamento de qualquer ponto atendido pelo transporte público em Nova Santa Rita para outras cidades da Região Metropolitana – o aplicativo possui as informações de mais de trinta municípios da Grande Porto Alegre, com mais de mil linhas cadastradas.

Ao todo são seis linhas metropolitanas – Nova Santa Rita a Porto Alegre, Nova Santa Rita a Canoas, Morretes a Canoas, Boqueirão do Caju a Canoas, Picadão a Canoas e Sanga Funda a Canoas, com 77 variantes – e seis linhas municipais – Berto Círio / Caju, Caju / Berto Círio, Tabaí / Santa Rita, Morretes, Sanga Funda e Picadão, com 100 variantes.

Como funciona

O aplicativo pode ser instalado em celulares Android e iOS, e também é possivel ter acesso às informações através do site moovit.com.

Tela do Aplicativo Moovit

Reprodução / Moovit

Pelo aplicativo é possível consultar a localização dos pontos de parada mais próximos, quais linhas passam por aquele ponto e quais são as próximas previsões de passagem por aquele ponto. Tanto no aplicativo como no site, é possível consultar as informações de cada linha e planejar o deslocamento entre dois locais dentro da área de cobertura do aplicativo.

Tela de Planejamento de Viagem

Reprodução / Moovit

No exemplo acima, saindo do centro de Nova Santa Rita para o centro de Porto Alegre, o aplicativo mostra quais são as próximas opções de linhas e horários disponíveis, indica o melhor local para ocorrer a conexão entre o ônibus e o Trensurb, e inclusive o deslocamento a pé até seu destino, caso seja necessário.

Como colaborar

Qualquer usuário do aplicativo pode contribuir para manter a base de dados atualizada com as informações oficiais do transporte público. No aplicativo, há a opção de reporte de informações incorretas, que permite alertar os colaboradores do aplicativo sobre não conformidades entre os dados oficiais – fornecidos pelas operadoras de transporte em seus websites – e aqueles que estão disponíveis. Além disso, as informações são atualizadas sempre que há divulgação pelos operadores de transporte de qualquer modificação.

Recarga de créditos

Outra facilidade oferecida pelo Moovit é a possibilidade de recarga do cartão Teu diretamente no aplicativo, através da aquisição por cartão de crédito. Para tanto, basta cadastrar o número do cartão de passe antecipado (cartão amarelo) e selecionar um dos valores de recarga oferecidos. O serviço possui taxa de conveniência, que varia conforme a opção escolhida.